Os acidulantes podem ser definidos como substâncias que melhoram a qualidade e a aparência dos produtos, principalmente quando são aplicados com a intensidade certa. De uma maneira geral, eles são direcionados para aumentar a acidez do sabor, mas também podem ser utilizados para o controle de microrganismos presentes durante o processo produtivo.
Aliás, a sua função pode ir além de apenas deixar produtos como refrigerantes mais ácidos ou reforçar o sabor de um suco de laranja: a aplicação em produtos plant-based, por exemplo, pode deixá-los mais consistentes e atraentes aos olhos do consumidor.
Num produto plant-based é preciso definir qual efeito você quer obter ao agregar o acidulante a sua composição. Veja alguns exemplos:
· Para diminuir o valor do pH, pode-se utilizar o ácido lático e fosfórico que atuam em menor dosagem se comparados aos demais.
· Para realçar o aroma, os ácidos mais cítricos são boas alternativas.
· Para controlar a formação de complexos com íons metálicos indesejáveis, para minimizar a catálise de oxidações e em alguns casos a turvação do meio, utiliza-se geralmente ácido tartárico e cítrico.
Portfólio Vogler de acidulantes
A Divisão Food Ingredients oferece ao mercado sabor, cor e frescor em cada solução apresentada. Por isso, a Vogler disponibiliza ao mercado uma série de opções de acidulantes para uso de acordo com a necessidade específica de cada cliente. São eles:
· Ácido Fumárico (CWS e HWS)
· Ácido Láctico
· Ácido Málico
· Ácido Tartárico
· Ácido Ascórbico (Vitamina C)
· Ácido Fosfórico
· Ácido Cítrico
Já na Divisão System, a linha INNOACID pode ser utilizada como uma solução personalizada para agregar uma ou mais funções em um só blend, não alterando a quantidade de ingredientes da produção e contribuindo para a dimunição de custos de processos.
Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.