Conheça como o novo consumidor está baseando as suas escolhas na sustentabilidade.
Os tempos mudaram, a informação e o questionamento hoje são parte da rotina de qualquer consumidor, especialmente dos pertencentes às gerações Millennial e Z. O seu comportamento de consumo começa desde antes das prateleiras: hoje ele é capaz de influenciar a indústria a ponto de impactar no direcionamento das empresas e gerar o reposicionamento delas.
O novo consumidor não é levado cegamente por rótulos amigáveis, ele exige conteúdo. Esse perfil escolhe produtos e empresas que têm sinergia com os ideais defendidos. Seu senso de justiça e responsabilidade, somados à constante preocupação com recursos naturais e futuras gerações, os levam a fazer escolhas que minimizem os impactos negativos e maximizem os positivos à sociedade, a ele mesmo e à natureza. Os maiores estudos de inteligência de mercado apontam que sustentabilidade é a palavra da década, enquanto transparência é a chave do sucesso. Hoje, um produto bem-sucedido e campeão de vendas, gera uma identidade com o consumidor através de seus princípios claros, verdadeiros e objetivos, às vezes levados até à frente dos rótulos.
De acordo com o estudo ‘As coisas sobre a mesa’, da consultora espanhola Findasense, “as novas gerações se interessam por produtos seguros, éticos e sustentáveis, com o consumo consciente a ser um dos aspectos mais importantes (…) o seu interesse recai sobre produtos simples, transparentes e saudáveis e querem saber como, onde e por quem foram produzidos”.
O impacto já é visto em diversos segmentos de bens de consumo. Em alimentos e bebidas, a mudança do consumidor está retratada no recuo das vendas de categorias como cárneos e lácteos, assim como no surpreendente avanço do mercado de bebidas não alcoólicas. Adiante, é significativo o disparo no lançamento e procura por produtos free from, ou seja, livres de alergênicos, transgênicos e/ou de fontes animais. Só em produtos não alergênicos, as estimativas conservadoras sugerem o crescimento do mercado global de 4,8% ao ano, entre 2018 e 2023.
O consumo consciente leva também a uma procura inédita e acelerada por produtos autênticos, produzidos por empresas locais, assim como seus ingredientes. Tais marcas, às vezes encontradas apenas em mercados de nicho, são hoje observadas de perto pelos grandes nomes da indústria. Assim marcas menores se destacariam pela estrutura: a simplicidade do puro, do local, do orgânico e do sustentável.
Não há outra saída, hoje a indústria é estimulada a defender uma causa, a desenvolver produtos com ingredientes e processos mais limpos, sustentáveis, comunicando de forma transparente. É essencial, contudo, que o mercado saiba entregar tudo isso sem perder o sabor e a textura que o consumidor conhece e não abre mão. A inovação está em perceber que este mesmo consumidor consciente é um amante de novidades e está sempre aberto a novas experiências que envolvam sabores e cores inusitadas. A chave para a conquista está, portanto, no desenvolvimento de produtos ou conceitos que combinem causa e experiência.
Gabriela Nogueira
Market Intelligence
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