Você já reparou nos rótulos dos alimentos que você compra? Eles são importantes para informar sobre a composição, a qualidade e a origem dos produtos. Mas muitas vezes eles são confusos, cheios de termos técnicos e letras pequenas que dificultam a leitura e a compreensão.
Por isso, o Brasil está passando por uma mudança na rotulagem de alimentos e bebidas, que entraram em vigor em outubro de 2022. O objetivo, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é tornar os rótulos mais claros, simples e informativos, facilitando a escolha consciente dos consumidores.
Uma das principais novidades é a adoção de um selo frontal que alerta sobre o excesso de açúcar, gordura saturada e sódio nos alimentos. Esses nutrientes, quando consumidos em excesso, podem aumentar o risco de doenças crônicas como obesidade, diabetes e hipertensão.
O que é clean label?
A nova rotulagem de alimentos está relacionada a um movimento que vem ganhando força no mercado: o clean label. Esse termo significa “rótulo limpo” em inglês e se refere aos alimentos que têm uma lista de ingredientes curta, simples e natural, com menos aditivos artificiais ou desnecessários.
O conceito de clean label reflete uma tendência de consumo que busca uma alimentação mais saudável, transparente e sustentável. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com aquilo que eles consomem, não só pelo seu bem-estar, mas também pelo impacto ambiental e social dos produtos.
Segundo uma pesquisa do Instituto Akatu e GlobeScan, 64% dos brasileiros estariam dispostos a pagar um preço acima da média por alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável.
Já de acordo com o Sebrae, a pandemia do Covid-19 contribui para o crescimento do consumo de alimentos mais saudáveis. Em 2020, o número de empresas que trabalham com produtos de origem vegetariana, sem glúten, orgânicos e com menos sódio, cresceu cerca de 98% e atingiu a marca de R$ 100 bilhões em lucro (Euromonitor International).
É neste cenário que alimentos com rótulo limpo vem ganhando destaque nas prateleiras dos supermercados e nas preferências dos consumidores. Eles são percebidos como mais saudáveis, seguros e confiáveis, além de terem um sabor mais autêntico e uma aparência mais atrativa.
Como adequar a sua formulação de bebidas ao clean label?
As bebidas também fazem parte do movimento clean label e precisam se adaptar às novas exigências dos consumidores e da legislação. Para isso, é preciso reformular as receitas, substituindo ou reduzindo os ingredientes artificiais, ou indesejados por opções mais naturais e saudáveis.
Algumas dicas para adequar a sua formulação de bebidas ao clean label são:
Reduza o açúcar: o açúcar é um dos principais vilões da saúde e um dos nutrientes que terão que ser alertados nos rótulos. Por isso, procure reduzir a quantidade de açúcar nas suas bebidas ou substituí-lo por adoçantes naturais, disponíveis em nossa linha INNOdolce.
Declare os ingredientes de forma clara: além de usar ingredientes naturais, é preciso informar os consumidores sobre eles de forma clara e transparente. Use nomes simples e conhecidos, evite termos técnicos ou siglas e coloque os ingredientes em ordem decrescente de quantidade.
Opte por extrato de fruta: substituir corante artificial por extrato de fruta natural na formulação de alimentos é uma forma de atender à demanda dos consumidores por produtos mais saudáveis, naturais e funcionais.
Escolha cafeína natural ao invés da sintética: uma das dicas para adaptar uma formulação ao conceito clean label é substituir a cafeína sintética pela cafeína natural, obtida a partir do extrato de guaraná.
A Azelis | Vogler é a parceira ideal para quem busca ingredientes e soluções de alta qualidade com o foco em formulações clean label. Além disso, estamos sempre dispostos a auxiliar nossos clientes na substituição de aditivos por ingredientes naturais, trabalhando de perto para manter o sabor e a qualidade do seu produto.
Conscientizar o consumidor é uma forma de educação para o seu bem estar. Ótima iniciativa da Azelis de informar o que o Mercado está precisando