Aromas para a valorização do sabor
O aroma é um dos elementos-chave para a valorização do sabor em alimentos, pois nosso paladar é influenciado pela percepção olfativa. Quando cheiramos algo, as moléculas aromáticas entram em nossas narinas e são identificadas por receptores olfativos, que enviam sinais ao cérebro para interpretar o que estamos sentindo.
Ao mesmo tempo, nossas papilas gustativas detectam os sabores básicos (doce, salgado, azedo, amargo e umami) do alimento. Quando esses dois sentidos trabalham juntos, é criada uma experiência sensorial mais rica e intensa, o que pode levar a uma maior apreciação do sabor e, consequentemente, a uma maior satisfação com o alimento.
No mercado hoje, por exemplo, existem diversos tipos de aromas – que vão desde naturais, que são pensados mais em saudabilidade, até aromas artificiais – justamente para realçar o sabor dos alimentos, sem deixar de lado a qualidade,o sabor e o cheiro tão característico.
E no Brasil, quais aromas estão em alta?
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas (ABIR), uma associação que representa as indústrias de refrigerante e bebidas no Brasil, e que realiza pesquisas anuais sobre as preferências do consumidor brasileiro em relação a bebidas e alimentos, apontou os principais sabores que não podem faltar na mesa do brasileiro.
De acordo com a pesquisa, o sabor popular entre as pessoas no Brasil ainda é tradicional, como chocolate, morango, abacaxi, coco, manga, uva, entre outros. Vale ressaltar que a preferência pode variar de acordo com o local e região do país.
Além disso, como aponta Guilherme Sanchez, do time de Marketing da Vogler, outra tendência mundial que está em alta no segmento de aromas são os aromas que remetem a famosos pratos mais indulgentes – e que remetem ao sabor da infância.
“Uma coisa que tenho percebido é que o aroma é um elemento extremamente importante para tornar esses pratos ainda mais saborosos e atrativos. É impressionante como um simples cheiro pode nos transportar para uma época ou lugar específico e nos fazer sentir confortáveis e felizes. E acho que é justamente isso que torna as comidas indulgentes tão populares – elas evocam memórias felizes e sensações prazerosas”. Afirma Guilherme Sanchez.
Mais funcionalidade e saudabilidade
A tecnologia, conforme afirma Guilherme, tem desempenhado um papel importante na criação de aromas mais saudáveis e funcionais – alguns, por exemplo, podem ajudar até mesmo na redução do açúcar e sódio. Esses ingredientes são capazes de modular o sabor dos alimentos, tornando-os mais atraentes e saborosos, sem comprometer sua qualidade nutricional.
Pensando nisso, a Vogler oferece uma solução interessante para auxiliar a indústria alimentícia na redução ou substituição do açúcar em seus produtos. Trata-se da linha de aromas da Kerry, com uma gama de aromas desenvolvidos pensando em mais saudabilidade, bem-estar e qualidade de vida. A linha Tastesense™ Sweet, por exemplo, é composta por uma combinação de aromas que conferem ou realçam o sabor doce dos alimentos, sem a adição de açúcares. É uma alternativa saudável e saborosa para quem busca uma alimentação mais equilibrada.
Além disso, a Vogler apresenta também algumas opções, como fibras para bebidas proteicas e barrinhas, entre outros protótipos, que não só são saudáveis, mas também têm um sabor mais agradável, tornando-se produtos ideais para quem quer uma vida mais leve e nutritiva.
Quer saber mais sobre como os aromas ajudam na valorização do sabor? Então entre em contato com nossa equipe comercial para obter mais informações: http://vogler.com.br/fale-conosco/
Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.