A pandemia, em suas várias fases, trouxe muitas incertezas para o dia a dia do consumidor. Com o abre e fecha das atividades, o distanciamento social se tornou um tanto confuso.
O “fique em casa, se possível” foi se tornando mais raro e as pesquisas na internet começaram a refletir esse comportamento: as buscas por “fim da pandemia” tiveram um acréscimo de mais de 100% entre de março/2021 e março/2022.
O contexto de incerteza e o avanço da pandemia no país também gerou mais medo nas pessoas. Nessa esteira, vimos a procura por ajuda crescer: as buscas por “terapia” cresceram cerca de 40% no mesmo período.
Esse cenário provoca algumas ocasiões de consumo:
- Praticidade:Para alguns, cozinhar virou mais uma obrigação de uma lista sem fim de tarefas durante o confinamento. Nesse grupo, há uma busca por itens que facilitem a rotina e tragam praticidade. Comparando o primeiro semestre de 2020 e o mesmo período em 2021, houve um aumento expressivo nas buscas por utensílios, como airfryer, torradeiras e sanduicheiras. A oportunidade que enxergamos aqui, é para marcas que tragam essa praticidade através de snacks e produtos de fácil preparo;
- Inspiração:Para outros, passar mais tempo em casa é a tão esperada chance de demonstrar seus dotes culinários para a família, e cozinhar se torna um hobby. As pessoas procuraram entender a origem dos alimentos e conhecer diferentes formas de preparo;
- Indulgência:Aqui, o foco vai para as comidas reconfortantes e indulgentes como bolos e snacks. As bebidas alcoólicas também são destaque, pois atuam no gerenciamento do estresse do consumidor;
- Saúde e Bem-Estar:Por outro lado, não devemos descartar a ligação entre nutrição e bem-estar mental. Entram em evidência os consumidores que têm consciência sobre uma alimentação equilibrada e com os nutrientes necessários, e que entrega uma boa saúde do corpo e da mente.
Atentos aos impactos da pandemia no consumidor, a indústria de alimentos tem se movimentado para atenuar os efeitos negativos, absorvidos ao longo de 2 anos, oferecendo produtos que atendem.
Um exemplo disso são os lançamentos de conceito “Better for you”, contendo vitaminas, minerais, proteínas, fibras e qualquer outro nutriente que auxilie no bem-estar holístico (combinação corpo e mente). Os consumidores estão buscando cada vez mais opções saudáveis nas escolhas de alimentos e bebidas, de olho em soluções abrangentes, que beneficiam o todo, ao invés de se concentrarem em um problema de saúde específico.
Outro item que é preciso citar se refere aos extratos vegetais e chás: produtos que prometem ajudar o consumidor em determinadas horas do dia ganham espaço nas prateleiras.
Para ajudar os clientes nessa mudança, a Vogler atua em diversas frentes. O suporte do time de Inteligência de Mercado permite o mapeamento de tendências globais e específicas de cada segmento para apoiar e direcionar cada projeto, de forma individual.
Além disso, o time de comercial e técnico (CTV) se mantém sempre integrados, para oferecer soluções completas e personalizadas para cada cliente.
E claro, outro aliado dessa transformação é o nosso extenso portfólio de extratos, vitaminas, proteínas de origem animal e vegetal, ingredientes naturais, como aromas, corantes e hidrocoloides.
Fale com a nossa equipe técnica Vogler e descubra como extrair o melhor dessas soluções em seu negócio!
Caroline Souza
Inteligência de Mercado
Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.