Dados publicados pelo Ministério da Saúde indicam que a população brasileira consome em média cerca de 15% a 18% do valor energético total da dieta em açúcares adicionados, o que está acima das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A pesquisa aponta que os brasileiros consomem, em média, cerca de 80 gramas de açúcar por dia, o que equivale a cerca de 20 colheres de chá – através de bebidas, bolachas recheadas, barras proteicas, chocolates, bolos industrializados, iogurtes, bebidas esportivas, águas vitamínicas, entre outros. Esse alto consumo de açúcar tem sido associado, principalmente, a um aumento nas taxas de obesidade, diabetes e outras doenças crônicas no país, como hipertensão, doenças metabólicas, câncer, por exemplo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, recomenda que o consumo diário de açúcares livres (açúcares adicionados a alimentos e bebidas, além dos naturalmente presentes em frutas, legumes e leite) seja inferior a 10% do valor energético total da dieta. Além de sugerir também que a redução do consumo de açúcar para menos de 5% do valor energético total pode trazer benefícios adicionais à saúde, especialmente no que diz respeito à prevenção da cárie dentária. Isso equivale a cerca de 25 gramas ou seis colheres de chá de açúcar por dia para adultos. Essas recomendações foram estabelecidas com base em evidências científicas sobre os efeitos do consumo excessivo de açúcar na saúde.
Por isso, é importante adotar estratégias para reduzir o consumo de açúcar em produtos, como optar por alimentos e bebidas com menos açúcar adicionado e usar alternativas mais saudáveis para adoçar, como extratos naturais e edulcorantes, por exemplo.
A Vogler, por exemplo, conta com a linha INNOdolce, um blend produzido especialmente para atender às mais variadas demandas da indústria no que diz respeito a dulçor. Ela consegue substituir total ou parcialmente a sacarose nos produtos e/ou soluções alimentícias.
Além da linha INNOdolce, a Vogler conta também com linha de aromas naturais e moduladores de sabor, em parceria com a Kerry, que ajuda a acentuar algumas notas aromáticas, realçar a sensação doce, além de potencializar o sabor.
Lembrando que a redução de açúcar é ainda mais importante para empresas ou negócios que estão se adaptando às novas regras da rotulagem de outubro deste ano. A partir de outubro, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), passará a ser obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml, para ajudar na comparação de produtos, bem como o número de porções por embalagem.
Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.