A imunidade sempre foi um tema importante para a saúde, mas ela acabou ganhando ainda mais destaque com a pandemia. Situações que acabam sendo consideradas como normais (gripes constantes, cansaço, queda de cabelos, unhas quebradiças), na verdade, já são sinais de uma baixa imunidade.
Com o agravamento de casos da Covid-19, a população brasileira se viu em uma corrida por produtos que prometem melhorar a imunidade e afastar doenças. E a grande tendência de imunidade se fortaleceu, aumentando ainda mais a preocupação dos consumidores com a alimentação.
Por isso, alimentos e suplementos alimentares relacionados à melhora da função imune estão ganhando espaço cada vez maior. Isso porque os consumidores já entendem que a alimentação tem um papel fundamental neste processo e que vai muito além da função nutricional, ela está relacionada também ao “sentir-se bem”, ter disposição e energia.
Produtos que ajudam a fortalecer o sistema imune
Diversos alimentos tem papel importante no fortalecimento do sistema imune, dentre eles:
- Antioxidantes: retardam o envelhecimento celular e promovem a imunidade;
- Fibras: atuam na melhora da função intestinal e da imunidade;
- Carotenóides: têm função antioxidante e atua também na saúde ocular;
- Fitoativos: promotores de relaxamento e sono, promovendo também energia e disposição;
- Vitaminas e minerais: importantes para as funções nutritivas, manutenção da saúde e defesa do organismo.
O desenvolvimento de produtos para esta tendência
O desenvolvimento de produtos com foco em imunidade deve levar em consideração a qualidade do produto, ou seja, a presença de quantidades necessárias de ingredientes que tragam um efeito benéfico ao consumidor, a estabilidade destes ingredientes na produção e disponibilização do produto nas prateleiras.
Além disso, os alimentos devem promover fatores que vão muito além da nutrição e saúde como o prazer, e aspectos sensoriais como sabor, textura e cor. Todos esses elementos são imprescindíveis no desenvolvimento de um produto que tenha como foco a promoção da imunidade.
Dentre estes ingredientes, é possível destacar:
- Fibras solúveis: promovem o crescimento de bactérias probióticas no nossos sistema digestório que tem a função de defesa do nosso organismo;
- Fibras insolúveis: promovem o aumento da motilidade intestinal e maior velocidade de eliminação de toxinas;
- Antioxidantes: carotenoides como betacaroteno, licopeno e luteína, extratos botânicos ricos em polifenóis como açaí, café verde e chás, que agem como redutores dos radicais livres;
- Vitaminas e minerais.
A Vogler, com o suporte e a parceria de fornecedores, desenvolve constantemente soluções que entregam, não só ingredientes ao mercado, mas também segurança, atratividade ao consumo e funcionalidade.
Conte com a Vogler como sua fornecedora de soluções. Entre em contato com o nosso time de especialistas.
Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.