O aroma pode se tornar fator determinante na tomada de decisão de compra de um alimento. Eles são capazes de conferir ou intensificar o cheiro e até mesmo o sabor de um produto. Suas moléculas são constituídas de hidrocarboneto e a maior parte das funções químicas presentes podem ser encontradas em sete grandes famílias: álcoois, compostos carbonilados, ésteres, éteres, fenóis e derivados sulfurados ou azotados.
Antigamente, os aromas tinham a função de verificar se um alimento estava ou não estragado. Hoje em dia, eles são responsáveis pelas melhorias das propriedades organolépticas de produtos alimentícios e sua consequente aceitação ou não pelo consumidor.
Classificação dos aromas
Segundo a Legislação Brasileira, os aromas podem ser classificados em natural (N), idênticos ao natural (IN) e artificial (ART). Os aromas naturais podem ser de origem animal ou vegetal como frutas, chás, vinagres ou carnes. Já os classificados como “idêntico ao natural” são aqueles produzidos de forma sintética, mas com a mesma composição do natural. A diferença entre eles é a forma de obtenção. Um aroma sintético que não tem as moléculas idênticas ao natural, é considerado artificial.
Tipos de aromas naturais
● Matéria-prima aromatizante natural, que pode ser de origem animal ou vegetal como frutas, suco de frutas, vinhos, vinagres, carnes, queijos, castanhas, ervas, especiarias e favas de baunilha.
● Produto aromatizante natural como infusões, extratos, óleos essenciais, óleos-resina e extrato de baunilha.
● Substância aromatizante natural como citral, mentol e vanilina.
Aromas auxiliam na redução de açúcar e sódio
Apesar de ser um tema antigo, é mantido em pauta devido à sua grande importância.
O acordo da Anvisa com as Indústrias de Alimentos determina a redução de açúcar e sódio visando a prevenção do alto consumo destes ingredientes pela população brasileira, podendo causar diversas doenças e levar a sérios problemas de saúde pública. Mas, os desafios de substituí-los é muito grande, principalmente no que diz respeito ao dulçor.
Uma das soluções apresentadas pela Vogler para auxiliar a indústria neste processo é o INNOFLAVOR, uma linha que nasceu a partir dessa necessidade de redução e/ou substituição do açúcar. Ele é um sistema composto por aromas naturais que conferem ou realçam o sabor ou notas doces dos alimentos.
Os aromas naturais também são utilizados para auxiliar na percepção do sabor salgado nos projetos de redução de sódio.
A Vogler possui uma eficiente equipe técnica e laboratórios de aplicação que possibilita, em conjunto com parceiros, desenvolver soluções inovadoras para os clientes. A empresa conta ainda com uma extensa linha de aromas naturais, idênticos ao natural e artificiais.
Ficou interessado? Entre em contato com os nossos consultores técnicos!
Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.