Grazielle Cianciulli, gerente de segmento da Vogler, aborda a demanda do consumidor, que está cada vez mais exigente em busca de sabor e produtos saudáveis com características artesanais. E o setor de panificação está acompanhando esse ritmo.
SAUDABILIDADE E O MERCADO DE PANIFICAÇÃO
Desde 2007, quando o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) realizou sua última pesquisa sobre o setor de panificação, as padarias e confeitarias passaram por um momento de expansão. Em 2017, a apuração do ITPC entre 400 empresas entrevistadas indicou que 57% delas tiveram aumento no número de clientes e 65% também registraram crescimento no tíquete médio.
O cenário para as empresas de panificação e confeitaria se mostra bastante competitivo. As indústrias de congelados, que vieram crescendo nos últimos 15 anos, permitiram uma ampliação do número de pontos de venda, ampliando a concorrência para as padarias. Outro ponto é que os clientes também passaram a comprar pão, e outros itens, em supermercados, lojas de conveniência, mercadinhos, entre outros estabelecimentos comerciais.
Em fevereiro de 2018, a Europain consolidou as tendências europeias e mundiais no segmento. Os destaques são para os produtos e matérias-primas na linha da saudabilidade, com as farinhas orgânicas e os corantes naturais; equipamentos com otimização energética; massa madre e fermentação longa; predileção dos fornecedores regionais; além do novo modelo de negócio francês foram os destaques.
SAUDABILIDADE
A preocupação e a exigência da disponibilidade de produtos com altos índices de saudabilidade é uma realidade mundial. Na área de panificação e confeitaria pode-se elencar o uso de farinha de trigo orgânico; o abandono ao uso de corantes artificiais, substituindo-os por corantes extraídos de frutos, ervas e derivados naturais; os pães com excesso de grãos; além da ampliação do mix com produtos adequados às restrições alimentares (celíacos, vegetarianos e veganos, majoritariamente).
De acordo com Grazielle Cianciulli, gerente de segmento da Vogler, o Brasil é um dos principais players mundiais para as categorias de biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos industrializados. Em meio à crise econômica no Brasil, o segmento de panificação permanece estável. “Para atender um público de paladar cada vez mais exigente, muitas indústrias estão em busca de produtos que apresentem a característica de artesanal, com o uso de ingredientes saudáveis e saborosos”, afirma.
Na visão da gerente, o mercado de panificação já vem se preocupando com produtos mais saudáveis há muitos anos, quando iniciaram um trabalho de conscientização do uso do integral, produtos com grãos, isentos de açúcar, “porém, acredito que com o passar dos anos, a população está se cuidando e se preocupando mais com a saúde”.
“Atualmente, a Vogler possui uma plataforma de negócios focada em Health Performance, em que conseguimos apresentar para os clientes ingredientes inovadores e focados com as tendências de mercado que os auxiliem nos desenvolvimentos de seus produtos finais para o consumidor”, explica Grazielle.
Em termos de tecnologia, a Vogler e seus parceiros trabalham com soluções focadas em:
• Redução de açúcar;
• Redução de sódio;
• Redução de gordura;
• Clean Label.
“Nossa missão é pensar sempre em melhorar performance, sem agregar um alto custo no produto de nossos clientes. Com o nosso laboratório de P&D, conseguimos aplicar e desenvolver soluções personalizadas para cada demanda”, finaliza a gerente da Vogler.
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