O mercado de bebidas está mais exigente quanto à composição do produto e seus benefícios, além de estar mais atento a requisitos que há alguns anos não se falava, como: naturalidade, sustentabilidade, indulgência e saudabilidade.
“Entendemos que essa demanda gera a necessidade de novos ingredientes alinhados a essas tendências. Dessa forma, ampliamos nosso portfólio com a criação da plataforma Health&Performance, na qual investimos em desenvolvimento, pesquisa, inteligência de mercado e inovações de novos ingredientes que atendam esses requisitos”, pontua a Gerente de Segmento – Bebidas da Vogler, Diana Lima.
MERCADO E INOVAÇÃO
A produção de bebidas não alcoólicas no Brasil apresentou um aumento significativo nos últimos anos, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas, ABIR. Esse aumento encontra-se, principalmente, nas categorias de águas engarrafadas (+96,16%), isotônicos e energéticos (+44,04%), chás prontos para beber (+53,92%) e sucos, néctares e refrescos (+17,67%).
De acordo com Diana, nessas categorias encontramos diversos exemplos de inovações, como: águas vitaminadas ou funcionais com posicionamento premium; sucos funcionais com proteínas, vitaminas, ômega 3 e antioxidantes; sucos e refrescos saudáveis para o público infantil; smoothies com direcionamento para café da manhã ou como refeição; sucos e néctares com certificação orgânica; bebidas para relaxamento ou saúde do sono; chás e cafés prontos para beber; bebidas à base de kombucha; enriquecimento de bebidas lácteas com proteínas, entre outros.
DESTAQUES VOGLER
Como no momento a redução de açúcar é a prioridade no segmento, a gerente da Vogler enfatiza a importância do edulcorante natural Stevia (DAEPYUNG). “Trabalhamos com a segunda geração de Stevias, que oferece perfil sensorial muito superior comparado com o de primeira geração.”
As Stevias da segunda geração apresentam uma combinação de glicosídeos de esteviol de perfil modulador – como o Reb-D e Reb-M, mais saborosos que o anterior Reb-A (primeira geração). “Como se não pudesse ficar melhor, tal processo é extremamente eficiente, o que resulta também em uma Stevia mais acessível e sustentável”, indica Diana.
Ainda pensando na redução de açúcar, a Vogler lançou este mês a linha Innoflavor, que se trata de Aromas Naturais com foco em redução silenciosa (saiba mais nesta edição do VoglerNews).
Além da Stevia, a gerente ressalta os outros itens que a Vogler tem em linha: Proteína Isolada para Bebidas Clear (Arla Foods); Fibras/Dextrina Resistente FIBERSOL® (ADM); Eritritol (Jungbunzlauer); Extratos, Chás e Polpas de Frutas e Vegetais (GNUTRA); Peptídeos de Colágeno SOLUGEL® (PB LEINER); Extratos Naturais FRUITMAX®; Ingredientes que colorem (CHR HANSEN); Innoflavor – aromas naturais para substituição parcial de açúcar (Vogler Systems).
“Começamos no mercado de bebidas falando muito do ‘livre de’ e evoluímos para o ‘clean label’. As tendências são os produtos com poucos ingredientes e que o consumidor entenda a funcionalidade de cada um deles em sua composição”, prevê Diana.
Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.