A indústria de alimentos enfrenta um dilema cada vez mais complexo e relevante: mas afinal, é possível unir saudabilidade e indulgência em formulações?
Em um movimento contrário ao paradigma anterior, no qual alimentos e bebidas eram segmentados para grupos etários específicos, hoje há uma mudança de foco.
Agora, a prioridade do mercado é oferecer produtos que atendam a todas as fases da vida, desde crianças até idosos, uma vez que as necessidades nutricionais são, em sua essência, as mesmas para todos.
É nesse contexto, que surgem diversos desafios para a indústria. Podemos citar alguns deles, como:
- Tornar alimentos que todos na família possam apreciar juntos durante uma refeição continua sendo um desafio. É preciso encontrar o ponto de equilíbrio nutricional adequado — e que atenda às necessidades de diferentes faixas etárias.
- O segundo desafio na indústria envolve redesenhar formulações de alimentos e bebidas, incorporando ingredientes adicionais e utilizando tecnologias de processo e produção avançadas.
- O terceiro desafio reside na criação de produtos que atendam a públicos específicos, como aqueles que priorizam a saúde e a sustentabilidade ou têm restrições alimentares, como intolerâncias.
De acordo com um estudo “Food Barometer”, da Sodexo com o instituto Harris Interactive 2024, na média global, cerca de 79% das pessoas consideram urgente a adoção de uma alimentação sustentável. Já no Brasil, 89% das pessoas consideram o tema urgente (82% na França, 73% na Inglaterra e 72% nos Estados Unidos, outros países pesquisados).
Por isso, é fundamental desenvolver opções que sejam inclusivas e que atendam a uma variedade de preferências e necessidades.
Para enfrentar esses problemas, a indústria de alimentos precisa buscar as soluções certas e em tecnologia de ponta — e que estejam alinhadas à sustentabilidade do planeta. Um exemplo é o reaproveitamento do soro do leite em formulações, colocando-o numa economia circular e evitando seu descarte.
Investir em ingredientes de qualidade é fundamental nesse processo. Pensando nisso, a Azelis | Vogler oferece uma ampla gama de soluções em ingredientes, que incluem proteínas do soro do leite, proteínas vegetais (como soja e ervilha), além de fibras.
Além disso, a Divisão Vogler Systems disponibiliza uma variedade de blends que reduzem aditivos, diminuem os custos de produção e ainda elevam a qualidade das formulações.
Quer saber mais sobre como formular alimentos e bebidas unindo indulgência e saudabilidade? Então você não pode perder a palestra da Ana Lucia Barbosa, Gerente de Novos Projetos da Vogler, no NIS Application Trends, que vai acontecer dia 23 de abril, às 16h.
É uma oportunidade única para aprofundar-se nesse tema tão relevante e atual para a indústria alimentícia.
Clique aqui e inscreva-se!
Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.